Etarismo é o termo que se usa para o preconceito de idade. É o comentário ou ação discriminatória que coloca em cheque, negativamente, a idade de alguém, fazendo com que ela se sinta inadequada. Surge por vários motivos, mas pode ser entendido como parte da mecânica social que privilegia as pessoas mais novas por diversos motivos, principalmente por um sistema de crenças relacionadas à economia e consumo.
.
Infelizmente, o etarismo pode surgir por diversas vezes ao longo de nossas vidas, seja a nível pessoal ou mesmo na própria sociedade. É aquela sensação ou comentário que diz que estamos “muito velhos” para fazer alguma coisa. Ou quando uma pessoa não é alocada no mercado de trabalho por sua idade. Ou ainda quando uma opinião ou comentário é rechaçado por conta da idade da pessoa.
.
Esses comportamentos nocivos que ainda estão presentes em nossa cultura contribuem e muito para o sentimento de inadequação, consequentes problemas emocionais, isolamento social e até mesmo servem para silenciar a pessoa idosa, e ser vista se torna uma luta constante. Ter seus direitos reconhecidos e espaços conquistados na sociedade passa a ser uma luta, que precisa ser reconhecida e considerada todos os dias por toda a sociedade.
.
Dra. Lizanka Marinheiro, PhD. Endocrinologista e Pesquisadora da FIOCRUZ.
.
Fonte: https://www.sbgg-sp.com.br/o-que-e-etarismo-e-qual-seu-impacto-na-vida-do-idoso/