Transtorno Alimentar: como agir diante dos sintomas?

Começamos a semana falando sobre os transtornos alimentares e como identificá-los!

.

Uma vez identificados os sintomas comportamentais, como agir?
Recomendamos em primeiro lugar, buscar ajuda especializada. Um endocrinologista em geral trabalha com psicólogo, psiquiatra e nutricionista , formando uma equipe multidisciplinar.

.

É muito difícil que uma pessoa que esteja sofrendo de um transtorno alimentar procure ajuda sozinha, caso reconheça esses comportamentos em alguém e tenha intimidade o suficiente, ofereça ajuda com cuidado, porque uma reação muito comum é a pessoa ficar na defensiva quando esse assunto é abordado. Se colocar à disposição para conversar e se oferecer para acompanhar às consultas com especialistas podem ser boas formas de oferecer acolhimento.

.

Existe muito estigma sobre esses transtornos, é essencial respeitar a privacidade de quem sofre deles, e quem os trata deve estabelecer uma relação de descrição e confiança com o paciente! Além disso, é muito importante nunca fazer comentários sobre o corpo, peso ou alimentação de uma pessoa que sofre de transtorno, mesmo que a intenção seja ajudar e o comentário pareça inofensivo, pode surtir o efeito contrário e funcionar como mais um gatilho.

.

A melhor relação com a comida está no equilíbrio, o que para quem tem algum transtorno é difícil, mas existe tratamento e lembre-se dietas restritivas não funcionam e podem ser um começo para um grande problema futuro!

.

Dra. Lizanka Marinheiro, PhD – Endocrinologista – Instituto Fernandes Figueira (IFF/FIOCRUZ)
Vanessa Soares – Psicóloga – aluna de mestrado acadêmico no IFF/FIOCRUZ
.
Fonte:
https://g1.globo.com/saude/noticia/2022/02/03/bbb-22-motiva-debate-sobre-alimentacao-entenda-o-que-sao-os-transtornos-alimentares-e-como-lidar.ghtml?utm_source=push&utm_medium=app&utm_campaign=pushg1