Sobre crescimento e o hormônio GH

O crescimento está relacionado a um hormônio, chamado GH (em inglês, Growth Hormone), que é produzido pela glândula hipófise durante toda a nossa vida.

.

O crescimento, promovido pelo hormônio GH, acontece até que as cartilagens de crescimento, aquelas que se localizam nas extremidades dos ossos, se formem por completo ou se fechem. Uma vez que isso acontece, não há como continuar o processo de crescimento.

.

Para identificar a carência do hormônio GH no organismo, o endocrinologista realizará uma série de investigações, analisando o histórico familiar e realizando uma bateria de exames. Uma vez com o diagnóstico, o tratamento recomendado envolve injeção do hormônio GH diariamente durante o período de crescimento (às vezes por toda a infância e puberdade). É muito importante ressaltar que o tratamento deve ser recomendado por um médico endocrinologista.

.

A deficiência do hormônio GH pode ser causada por problemas congênitos e diversos outros fatores externos. Quando é produzido em excesso, causa uma condição chamada gigantismo; normalmente, essa condição surge na infância ou adolescência.

.

Dra. Lizanka Marinheiro, Md, PhD. Endocrinologista e Pesquisadora no IFF/FIOCRUZ.

Fonte:  https://www.endocrino.org.br/10-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-deficiencia-de-crescimento/