Você já percebeu que durante o seu ciclo menstrual seu humor, comportamento alimentar, disposição e sono mudam? Tudo isso tem haver com os seus hormônios e com as mudanças que eles causam no seu cérebro!
O nosso cérebro tem receptores para os hormônios sexuais femininos, estrogênio e progesterona, e conforme tem as oscilações em quantidade e atuação de acordo com a fase do ciclo menstrual, a resposta cerebral também fica diferente.
Na fase inicial, que é a fase folicular, o estrogênio começa a aumentar e a mulher tem mais disposição, energia, se sente mais motivada e até com mais força nos treinos, principalmente no pico da ovulação, quando há o pico de estrogênio. Nesse momento é quando você está no auge da disposição e motivação.
Já na fase lútea, tem um aumento da progesterona e uma queda do estrogênio e esse aumento da progesterona dá um certo relaxamento o que ocasiona mais cansaço, falta de energia, uma necessidade de sono maior e inclusive uma necessidade de recompensa alimentar maior, por isso, você sente mais fome e tem mais desejos alimentares, aquela famosa vontade de um doce, por exemplo, numa TPM.
Mas, fica tranquila não é frescura! Essa ciclicidade mensal é normal na vida das mulheres e isso acontece porque os hormônios interagem com níveis de neurotransmissores de serotonina, GABA, dopamina e com isso acabam influenciando a qualidade do seu estilo de vida.
Por isso, é importante ter consciência e adotar estratégias para minimizar os impactos.Você já tinha parado para perceber isso? Me conta quais são as mudanças que você sente durante o ciclo?
Profa. Dra. Lizanka Marinheiro, PhD, Md
Professora das Pós-graduações em Saúde da Mulher e em Pesquisa Clínica Aplicada à Saúde da Mulher
Coordenadora da Pós-Graduação em Endocrinologia Feminina e Chefe do Ambulatório de Endocrinologia Feminina
Instituto Nacional de Saúde Fernandes Figueira – FIOCRUZ