Não, não é exagero afirmar que beleza começa de dentro para fora. O bom funcionamento do seu organismo tem influência direta na sua pele, cabelos e boa forma. E quando falamos de bom funcionamento, inclui não só a parte física como também a mental.
Nosso corpo funciona como uma grande máquina onde engrenagens bem ajustadas funcionam impulsionadas pelos combustíveis corretos. Quando alguma parte funciona mal, o efeito dominó acontece e vai atrapalhando outras partes.
Alimentação, saúde e beleza
A melhor fonte de vitaminas, óleos, minerais e carboidratos (sim, eles são muito importantes também para sua saúde) sempre será a comida no prato e não os suplementos em forma de remédios!
Ter uma alimentação saudável significa incluir todos os grupos alimentares em sua dieta diária, de forma moderada, consciente e levando em consideração as suas necessidades específicas. Essas necessidades mudam de acordo com a faixa etária, nível de atividades físicas, influência de alguns medicamentos além de fatores hormonais e metabólicos.
Todo alimento pode ser considerado funcional já que sempre influenciará, seja positiva ou negativamente, nas funções fisiológicas. Por exemplo, alimentos como uvas, frutas vermelhas e castanhas são antioxidantes devido à presença do Resveratrol. Isso significa que ajudam a evitar a oxidação das células causada pelos radicais livres retardando o envelhecimento.
Já as alcaparras, couve, e agrião são alimentos ricos em Kaempferol, reconhecido por proporcionar mais saúde cardiovascular e menor incidência de câncer. Caqui, pepino, alecrim e louro possuem Fisetina, um dos mais potentes ativadores das sirtuínas, enzimas que têm como efeito a restrição calórica colaborando para manutenção do peso. Sem mencionar, ainda, os efeitos na pele e nos cabelos, mantendo-os hidratados, viçosos e elásticos.
Mas lembre-se: nada de metas fantasiosas e absurdas. Respeite sua genética, entenda que dietas altamente restritivas não fazem bem e que é possível admirar a beleza dos outros sem diminuir a sua própria ou querer ser outra pessoa.
Exercícios físicos e o relógio biológico
Associar uma boa alimentação com exercícios físicos regulares pode prevenir doenças e retardar os efeitos do tempo. Iniciar a prática de atividades desde a infância é o ideal pois promove uma maior reserva biológica sendo uma estratégia primária para o envelhecimento saudável.
No entanto, isso não significa que não se possa começar a prática a qualquer momento. A capacidade funcional das pessoas atinge seu auge na segunda década de vida. Já na faixa dos 30 anos, inicia-se um declínio que passa a ser de, aproximadamente, 10% a cada década. Isso quer dizer que há diminuição da força muscular, perda de massa óssea e o metabolismo torna-se mais lento.
Atividades físicas regulares promovem aumento da massa muscular, aumentam a densidade mineral óssea e estimulam a formação de novos neurônios. É capaz, ainda, de melhorar a memória e aumentar o volume do hipocampo e ativar as áreas frontal e parietal do cérebro diminuindo o risco de desenvolvimento de doenças mentais como depressão, Alzheimer e Parkinson.
Já não fossem benefícios suficientes, fazer exercícios libera neurotransmissores, como dopamina e serotonina, associados à sensação de prazer e à redução da ansiedade.
Manter-se no peso ideal, ter músculos mais firmes e fortes, e um cérebro funcional mantém a beleza e bem-estar garantindo saúde por muito mais tempo.
Saúde Integral da Mulher
E se o corpo precisa funcionar de forma harmônica e integrada, ele precisa ser cuidado desta forma: avaliado por inteiro.
Por isso, é fundamental que você tenha um médico de confiança com a competência para fazer, junto com você, a gestão da sua saúde.
Agora que você viu porque Saúde, Beleza e Bem-estar andam juntos, convido você a baixar o infográfico com minhas 12 dicas para saúde e beleza a partir dos 40.