Reeducação alimentar, carnaval, parcerias.

 

lizankaescritorio

Carnaval!

Alegria? Para uns, a crítica e falsa alegria, sinônimo de lascívia, pecado e excessos!

Para outros meditação, reclusão, irritação ou uma época como outra qualquer, onde simplesmente se fica em casa e se coloca as coisas pendentes em dia, se vai ao cinema ou se liga a TV, (liga a TV?), se entra na internet… rs, e se escolhe a informação que se  prefere no que se quer fazer do seu tempo.

Para outros o eterno e simples Carnaval de hoje como ou não antigamente, com o quê temos de real e possível: viver o hoje, com as marcas, belezas e aprendizados da história e visão de um futuro que ora nos assusta, ora nos fascina! Seus blocos sujos ( não mais de sujos), calorentos e suados, de corpos malhados ou gordos, exibindo músculos desenhados de testosterona ou simplesmente do esforço de horas de malhação, ou barrigas com cinturas gordas  preocupando os índices de risco cardiovascular! Jovens ou velhos, pobres ou ricos, pretos ou brancos, no fim formando um belo colorido onde todos se divertem  e participam a sua maneira, no que chamo, de maior manifestação de cultura popular e criatividade viva do mundo!

Seja em blocos, avenidas, desfiles, molha molha, batuques de todos os ritmos e estilos, enfim, alguns humildes mortais se deixam liberar por uma energia mágica que parece tornar “a vida boa lêle, ou vida boa lalá”, em 4 dias…

Eu como apaixonada por essa magia, também me divido em trabalhar nesses dias, e me deparei com um grata surpresa nas minhas pesquisas. Converso sempre com meus alunos e filha, a importância do compartilhar, dividir. Inclusive e sobretudo, conhecimentos. Falo na FIOCRUZ, a importância das parcerias nas pesquisas, no ensino e na assistência;  na multidisciplinaridade, na força cada vez maior das gestões compartilhadas, vendo em cada um seu potencial robusto no sentido de rendimento pleno para o todo! E neste contexto encontro uma matéria de uma excelente nutricionista que tem um blog e canal no you-tub que recomendo: a Verônica Laino, Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida. Postarei o que a jovem fala sobre o Carnaval e reeducação alimentar. Parabéns menina!

Receitas simples, fáceis de fazer, custo acessível, sem maiores pretenções, que não sejam a saúde como um todo, e uma melhor qualidade de vida para todos! Recomendo. 

 

Lizanka Marinheiro -Endocrinologista

Coordenadora Pós-Graduação em Endocrinologia Feminina

Profa. Pós-Graduação dos Programas de 

Pesquisa Clínica Aplicada à Saúde da Mulher  e 

Saúde da Mulher – Instituto Nacional de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente Fernandes Figueira FIOCRUZ