Você sabia que existem vários tipos de padrões alimentares:
O beliscador
O comer beliscador é aquele em que a pessoa come pequenas quantidades de comida ao longo do dia em vez de fazer as refeições completas nos horários certos como almoço e jantar.
A pessoa tem o hábito de beliscar em intervalos curtos em geral alimentos ultraprocessados como doces e biscoitos por exemplo.
A pessoa sente fome toda hora e come pouco volume, prefere snacks e biscoitos e tem dificuldade de manter almoço e jantar.
O comer emocional
O comer emocional se caracteriza pela pessoa usar a comida como forma de lidar com as emoções em vez de comer para satisfazer a fome física.
Esse comportamento é comum quando se busca conforto, alívio do estresse ou uma forma de lidar com sentimentos negativos como tristeza, ansiedade ou tédio.
Em geral leva ao ganho de peso e outros problemas de saúde.
O comer compulsivo
É caracterizado pela ingestão de de grande volume de comida em um curto espaço de tempo, com perda de controle sobre o que se come, seguido de uma sensação de muita culpa, vergonha e tristeza após esse episódio.
Já a fissura alimentar, ou cravings é a vontade extrema e urgente de se consumir algum tipo de alimento específico e difícil de resistir.
O comer hiperfágico
O consumo é de grandes volumes de comida em poucas refeições, podendo ser apenas em uma refeição.
Se associa à redução ou perda de apetite no café da manhã e ausência de fome entre as refeições por tempo prolongado.
Há sinais de comer em prato fundo, comendo-se grande quantidade de comida de uma vez, fica-se muitas horas sem comer ou sem sentir fome entre as refeições e quase nunca se toma café da manhã.
O comer noturno
É caracterizado por um padrão alimentar em que a maior parte das calorias é consumida depois de 18 hs. A preferência é por refeições rápidas e prontas como pizza e salgadinhos e sanduíche.
O comer social
Envolve a partilha de experiências, memórias e valores culturais que inclui a alimentação como centro.
Embora promova a interação social e bem estar, pode levar ao consumo excessivo de comida devido ao apelo excessivo para comer! Isso pode levar a hábitos alimentares não saudáveis e ganho de peso.
Sinais de que você pode se enquadrar nesse perfil: gostar de celebrar com amigos e família e quando isso acontece, acaba comendo mais que o habitual e tem dificuldade de recusar comida quando é oferecida por amigos.
O comer hedônico
É aquele que ocorre quando além da função nutricional dos alimentos, focam no prazer sensorial e emocional fornecido por eles .
Este estilo alimentar pode influenciar suas escolhas e a relação com a memória afetiva com a comida.
Você pode estabelecer rotinas de consumo alimentar que remetem a situações prazerosas de vida, quer do presente, quer do passado.
Também aprecia o ritual das refeições, alimentando-se de pratos elaborados e cuidadosamente bem preparados.
O comer por vício
Também conhecido por adição por comida, este termo ainda não é um consenso aceito pelas entidades médicas.
Nesse padrão, existe uma busca constante pela comida e o consumo é descontrolado apesar de consequências negativas.
Há uma busca de satisfação imediata como recompensa a curto prazo e efeitos deletérios a longo, sendo acompanhado de alterações de humor e pensamentos .
Com qual você se identifica?
Profa. Dra. Lizanka Marinheiro, PhD, Md
Professora das Pós-graduações em Saúde da Mulher e em Pesquisa Clínica Aplicada à Saúde da Mulher
Coordenadora da Pós-Graduação em Endocrinologia Feminina e Chefe do Ambulatório de Endocrinologia Feminina
Instituto Nacional de Saúde Fernandes Figueira – FIOCRUZ