Muitos pacientes nas consultas se justificam pela dificuldade em obter os resultados e as mudanças necessárias por falta de motivação. Você está nesse grupo? Aquele grupo que sabe o que precisa fazer, mas por falta de força de vontade não faz?
Então eu vou te dizer que motivação não é algo que de repente surge ou que você acorda de manhã e pronto tem motivação magicamente.
Na verdade, a motivação faz sim, parte do nosso tratamento, mas ela depende de um ambiente favorável para começar a surgir.
Se eu pudesse listar esse ambiente diria:
Disciplina: Você precisa ter disciplina para seguir uma rotina.
Evitar ambiente sabotador: Você precisa tirar da sua casa alimentos sabotadores (guloseimas), programas sabotadores (rodízio).
Facilitar a tomada de decisão: Por exemplo: quero ir para academia. Escolha um horário em que não há chance de surgir outro compromisso. Esteja com a roupa já separada. Tenha um compromisso com o professor. Tenha um compromisso com amigos.
Lembrando que essa organização não precisa ser decidida sozinha, você pode contar com uma equipe transdisciplinar para te ajudar a começar e a seguir.
Você ajuda sua motivação aparecer?
Profa. Dra. Lizanka Marinheiro, PhD, Md
Professora das Pós-graduações em Saúde da Mulher e em Pesquisa Clínica Aplicada à Saúde da Mulher
Coordenadora da Pós-Graduação em Endocrinologia Feminina e Chefe do Ambulatório de Endocrinologia Feminina
Instituto Nacional de Saúde Fernandes Figueira – FIOCRUZ