Pacientes com Síndrome dos Ovários Policísticos tem maior chance de contrair Covid-19?  

Pacientes com SOP e Covid 19

Pacientes com Síndrome dos Ovários Policísticos tem maior chance de contrair Covid-19?

 

A Covid-19 é a doença mais estudada e debatida do momento. Ela atingiu o status de pandemia em março de 2020, com um grande impacto no sistema de saúde e na economia global. Apesar de, na maioria dos casos, a doença estar associada à quadros leves, a incidência de quadros graves é incansavelmente estudada pelo alto índice de mortalidade deste grupo.

Várias doenças metabólicas têm sido associadas a um maior risco de aquisição de formas graves da Covid-19. Diante disso, tem-se questionado se as pacientes com Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), por se tratar de uma doença com repercussão metabólica, também teriam um risco aumentado de adquirir a Covid-19. Um estudo realizado no Reino Unido entre janeiro e julho/2020, período que compreendeu a primeira onda da pandemia,fez esta pesquisa.

O estudo envolveu cerca de 21 mil mulheres com diagnóstico de SOP e outras 78 mil mulheres sem a doença. Ele concluiu que as mulheres com SOP teriam um risco 51% maior de aquisição da doença quando comparadas à população de mulheres sem SOP. Essa relação se deu pelo fato de a Síndrome dos Ovários Policísticos predispor as pacientes à doenças cardiometabólicas (como hipertensão arterial, diabetes, obesidade) que são consideradas fator de risco para contração da Covid-19. Assim, deve-se reforçar com estas pacientes a importância das medidas de controle durante a pandemia, visto que, a partir deste estudo, concluímos que provavelmente elas também devem ser encaradas comoum potencial grupo de risco para a doença.

 

Anna Beatriz Ramalho

Ginecologista e Obstetra – UERJ

Pós-graduanda em Endocrinologia Feminina – IFF/FIOCRUZ

 

Fonte: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33635829