O verão está aí: vamos começar a Operação biquini de lacinho:!!

libido trh shutterstock_2103676Com a chegada do verão quem não quer por um biquini novo? E a celulite? E a pele? 

Chegou novembro e o começo da corrida às academias, dermatologistas, endocrinologistas, lojas de biquínis, ou com a crise, a arrumar o armário e pegar aquele velho que nunca mais você usou porque engordou, e ele ainda está novo? Sua pele está manchada e mais parece uma lixa? Não se desespere. Se cuide. Tome uma atitude. Hoje ainda é primeiro de novembro. Tudo azul!

Além de Terror de todas nós mulheres, o problema, geralmente, é causado por mais de um fator, tais como alterações hormonais, flacidez, gordura localizada, retenção líquida e má circulação. Daí a necessidade de um tratamento integrado para se ter sucesso.

E então, como você pode  diminuir a celulite?

 

  1. Cremes

 

Os produtos anticelulite não fazem milagre, mas são grandes aliados na hora de combater o problema. Unidos a hábitos alimentares saudáveis, como uma alimentação adequada e a prática de exercícios físicos, ajudam e muito a tratá-la, sendo uma boa opção para os graus I e II mais superficiais e em pouca quantidade, e ótimos coadjuvantes dos procedimentos estéticos feitos nos consultórios em quadros mais avançados. Devem ser aplicados duas vezes por dia por, pelo menos, dois meses para se perceber os primeiros sinais de melhora resultados.

Celulite e gordura localizada andam juntas. Para amenizar os furinhos, procure fórmulas com cafeína, retinoides, centelha asiática, castanha-da-índia, L-carnitina, extrato de chá-verde, alfa-hidroxiácidos e xantinas, compostos que promovem a quebra da gordura e estimulam a microcirculação e a produção de colágeno.

O SLIM-DETOX  (Dermage) é um bom exemplo no nosso mercado. 

Você pode complementar  com um com um creme firmador da mesma linha, pois como a falta de firmeza da pele evidencia os pontos com gordura acumulada, é preciso garantir a melhora da aparência dela com produtos que trabalhem em três frentes importantes: a hidratação, a elasticidade e o tônus.

 

  1. Causas alérgicas

A celulite pode ser de causa sendo uma reação alérgica a algum alimento. Isso prova, de uma vez por todas, que o que você coloca no prato faz toda a diferença. No entanto, se esse for o seu caso, o grande desafio será descobrir o que está provocando a reação. Pelo método da exclusão de alimentos, você vai tentando descobrir a que você é alérgica. Geralmente os alergenos são proteínas, que mais difíceis de serem digeridas, esses alimentos podem ser interpretados como agressores pelo organismo, que se defende disparando uma série de reações. 

Agora, se você desconfiar de um agressor alergênico, faça o teste: retire-o do cardápio por 30 dias e observe as reações do seu corpo. “Depois de um mês sem comer ou beber algo que provoca alergia, a celulite  pode ter uma grande melhora”, comenta  a nutricionista de nossa equipe DANYELLE VENTURA.  No entanto, dependendo do grau, os resultados podem demorar mais para aparecer. E se você não notar nenhuma diferença no espelho, faça o mesmo teste com outro alimento suspeito. Essa é a melhor maneira de você identificar o verdadeiro agressor.

 

  1. Massagem e creme

Boa notícia para quem adora os cremes anticelulite: uma massagem poderosa na hora da aplicação potencializa os efeitos do produto. Isso acontece porque, ao ser massageada, a área que está recebendo o creme tem o fluxo de circulação aumentado, o que facilita a penetração do produto. Os efeitos da dupla massagem e creme serão semelhantes aos de uma drenagem linfática, o que ajuda você a se livrar o inchaço causado pelo acúmulo de toxinas. Agora, compre e use diariamente , basta manipular a área afetada de baixo para cima, sempre em direção às virilhas.

 

  1. Bom funcionamento intestinal

Ao contrário do que se imagina, a função do intestino é muito mais que simplesmente a excreção do organismo  dos “lixos” do organismo. Vários hormônios  são secretados no intestino e é  lá que acontece a separação do que deve entrar no nosso organismo (nutrientes) e aquilo que deve ser dispensado (restos alimentares e detritos).O bom e  pleno funcionamento desse sistema tem tudo a ver com a celulite. Por isso, um intestino sempre saudável é um dos passos para manter a celulite longe de você ao longo do tempo, dia após dia. E para garantir a saúde do seu intestino, tome bastante água, inclua fibras  e probióticos no seu cardápio e, claro, não se esqueça dos exercícios físicos!

 

  1. Lipo manual

A lipo manual, também conhecida como massagem modeladora ou lipo sem cortes, também é um método é famoso por deixar a pele supersensível e até com pequenos hematomas. No entanto, quem já testou relata que, durante a sessão, a sensação é de que a gordura e a celulite estão sendo dissolvidas, tamanha a pressão feita pelo massoterapeuta. Se aliada às outras medidas no combate contra a celulite, a lipo manual é uma ótima alternativa para o efeito da terapêutico junto com outras medidas.

 

  1. Exercícios físicos

A atividade física é considerada uma poderosa ferramenta na luta contra a celulite: a prática de esportes ajuda a queimar as reservas de gordura e ainda melhora o sistema circulatório, ambos diretamente ligados ao surgimento dos furinhos. Por isso, mexer o corpo é um dos passos para exterminar a celulite e, para esse fim, vale investir na atividade aeróbica, como caminhar, pedalar ou dançar. Mas não deixe de lado os exercícios localizados e de força, pois, conforme a musculatura aumenta, ela vai também diminuindo a celulite, mantendo-a longe de você.

 

  1. Alimentação  e nutracêuticos  – a seguir
  2. Não fume 

Pelas suas propriedades tóxicas, o fumo prejudica muito a diminuição de celulite. Pesquisas como uma apresentada em recente  Congresso Brasileiro de Dermatologia, mostra que a eficácia dos cremes anti-celulite diminui nas pessoas que fumam. As fumantes que participaram do estudo apresentaram melhora muito pequena do quadro: após 30 dias aplicando o creme, perderam menos de meio centímetro de coxa. Já as mulheres que se mantiveram longe do cigarro obtiveram ótimos resultados: 45% delas reduziram no mínimo 1 centímetro de coxa. Muitas atingiram níveis ainda melhores: 15% das voluntárias chegaram a reduzir de 2,5 a 5,5 centímetros. A pesquisa foi realizada com o produto Elancyl Crono-Activo, Galénic, aplicado na coxa duas vezes ao dia.

 

  1. Beba  água

Grande parte das toxinas é eliminada do nosso organismo por meio da urina e do suor. Por dia, eliminamos 1 litro e meio de urina e o equivalente a um copo de água na transpiração. Se não houver hidratação suficiente, esse processo  fica comprometido. A água amolece as fezes, facilitando a eliminação delas. Todo esse conjunto, aliado à melhora na circulação sanguínea, acaba prevenindo o aparecimento de celulite.

 

  1. Drenagem linfática

Esse tipo de manipulação ajuda o sistema linfático a trabalhar melhor – ou seja, filtra o excesso de líquido e de toxinas que ficaram retidos nos tecidos, devolvendo-o ao sistema circulatório, como se fosse um “saneamento básico” do nosso corpo. Na prática, com esse processo funcionando a todo o vapor, é possível diminuir o inchaço, melhorar a circulação e, consequentemente, a aparência da pele, reduzindo celulite, gordura localizada, acne, rugas e flacidez.

 Sobre alimentação e nutracêuticos, leia no post a seguir.

 

Lizanka Marinheiro

Endocrinologista -Phd, Md

FIOCRUZ