Se você não é a pessoa que fala isso, com certeza já ouviu alguém falar.
Mas, a grande verdade, que a ciência nos mostra é que a partir de 40 anos e mais especificamente com a chegada da menopausa esse metabolismo pode diminuir, sendo mais necessário foco e disciplina para perder ou manter o peso .
Porém, é importante salientar que existem casos em que uma pessoa pode de fato apresentar um metabolismo mais lento seja por conta de fatores genéticos, que a predispõe a uma redução do metabolismo ou porque ela passou pelo processo do chamado “efeito sanfona” várias vezes ao longo da vida.
E se você não faz parte desse grupo de pessoas que não têm um metabolismo mais lento, deve estar se perguntando o que ocorre então que dificulta sua perda de peso.
O que acontece com a grande maioria das pessoas é que a partir dos 35 anos o corpo pode sofrer alterações hormonais significativas que direcionam o organismo para estocar mais gordura e dificultar o ganho de massa muscular.
Por isso, não é a velocidade do seu metabolismo que mudou, são outros fatores associados .
É aí que ter a ajuda de um endocrinologista ter uma avaliação real e integrada para ajustar seus níveis hormonais, é fundamental se você deseja emagrecer.
Estou aqui para isso.
Profa. Dra. Lizanka Marinheiro, PhD, Md
Professora das Pós-graduações em Saúde da Mulher e em Pesquisa Clínica Aplicada à Saúde da Mulher
Coordenadora da Pós-Graduação em Endocrinologia Feminina e Chefe do Ambulatório de Endocrinologia Feminina
Instituto Nacional de Saúde Fernandes Figueira – FIOCRUZ