A menopausa é a última menstruação e climatério é o período de transição entre a fase fértil e a fase não reprodutiva da mulher depois da menopausa até a senectude. Uma queixa frequente das mulheres nesta fase é o aumento de peso. Este é um período crítico na vida da mulher em relação a regulação do peso corporal e alguns pesquisadores consideram que o ganho de peso ocorre apenas por conta do processo de envelhecimento, enquanto outros acreditam que as mudanças hormonais no período do climatério são fatores determinantes na composição corporal.
Essas mudanças de peso podem vir acontecendo gradativamente perto da menopausa ou ocorrem de forma súbita após a mesma?
Recente pesquisa avaliou um grande grupo composto de 1246 mulheres com uma média de 47 anos de idade, tendo a última menstruação em torno dos 52 anos, ao longo de vários anos, desde a fase reprodutiva até dez anos após a menopausa. Além do peso corporal, foram avaliadas massa gorda, massa magra, tempo de início de aumento de massa gorda e diminuição de massa magra, além de mudanças aceleradas na composição corporal.
Foram observados um acelerado aumento de massa gorda e uma diminuição da proporção de massa magra começando cerca de dois anos antes do fim da menstruação. Ou seja na pré-menopausa já começam as alterações de composição corporal com aumento de massa gorda e antes da menopausa ocorre uma aceleração da mesma, com um aumento de 1% a 1,7% na massa gorda por ano, contribuindo com um ganho de 6% de massa gorda e um ganho absoluto de 1,6 kg durante os 3,5 anos de transição menopausal. Na pós-menopausa ocorreu uma estabilização da composição corporal, sem grande mudança no peso corporal nas mulheres pesquisadas.
A explicação para essas mudanças sugere que os níveis de estradiol e FSH têm um papel na regulação do balanço energético. Já se observa uma queda acelerada dos níveis de estradiol e um aumento de FSH cerca de dois anos antes do final da menstruação, assim como é sabido que o estrógeno tem um papel na regulação do apetite e também no gasto energético. Mais recentemente tem sido demonstrado que o FSH reduz a termogênese e induz ganho de peso.
Dessa forma, um ganho de peso maior em mulheres em torno dos 46 aos 50 anos pode sugerir a proximidade da menopausa. Em virtude destas alterações na composição corporal é muito importante que a mulher antes da menopausa tenha uma alimentação saudável e equilibarda e pratique exercícios físicos, tanto de resistência para prevenir a perda de massa muscular que pode acontecer nesse período, quanto os aeróbicos que são fundamentais para saúde cardiovascular. A prevenção e cuidado ainda são excelentes atitudes!
Lizanka Marinheiro -Endocrinologista Md, Phd
Instituto Nacional de Saúde Fernandes Figueira -FIOCRUZ
Referência bibliográfica: Greendale GA et al. Changes in body composition and weight during the menopause transition. JCI Insight. 2019 Mar 7;4(5)