Ano novo, novas metas e para muita gente emagrecer, seja por questões estéticas ou de saúde, é uma delas. Porém, para que esse objetivo seja atingido de forma saudável e eficaz, é preciso entender e respeitar o processo de emagrecimento.
Esse é um processo lento e individualizado, em que uma série de mudanças de hábitos, rotina e alimentação são necessárias. Além disso, ele apresenta diferentes fases e para realmente emagrecer e sustentar seus resultados no longo prazo, você precisa entender as características de cada etapa. Vamos entender melhor cada uma delas?
1. Fase ativa da perda de peso
Essa é a primeira fase do emagrecimento, e é também a que dá mais motivação! Em relação às outras etapas, essa é uma fase marcada por uma perda de peso rápida e dura entre 4 e 6 meses desde o início da mudança de hábitos.
Para perder esse peso inicial é importante que a meta seja realista, ou seja, o ideal é que você perca até 10% do seu peso corporal no começo do processo.
2. Fase de efeito platô (estagnação)
Essa fase diz respeito ao período entre 6 meses a 1 ano desde o começo do seu processo de emagrecimento, a perda inicial de peso não vai mais acontecer com a mesma velocidade.É possível que você não perca mais peso, inclusive.
2. Fase de manutenção
Mas essa fase é completamente normal. O que acontece é que o organismo passa por adaptações e aprende a manter as mesmas funções recebendo uma quantidade menor de calorias.
Quando o peso mínimo se estabiliza, pode acontecer de haver um reganho de peso perdido. Portanto, há algumas estratégias adotadas nessa fase, tais como:
se pesar com mais frequência;
intensificar a atividade física;
ir com mais frequência ao médico;
estipular um peso “alerta”.
Profa. Dra. Lizanka Marinheiro, PhD, Md
Professora das Pós-graduações em Saúde da Mulher e em Pesquisa Clínica Aplicada à Saúde da Mulher
Coordenadora da Pós-Graduação em Endocrinologia Feminina e Chefe do Ambulatório de Endocrinologia Feminina
Instituto Nacional de Saúde Fernandes Figueira – FIOCRUZ