Exercício físico: não negligencie seu aliado na hora de manter o peso!

        Se manter ativo fisicamente é fundamental quando pensamos em emagrecimento, principalmente dentro do tratamento da obesidade. Mas, o que a maioria das pessoas imaginam, quando falamos da importância de se adotar a prática regular de uma atividade física no processo de emagrecimento,  é que a perda de peso será rápida por conta disso.

       Não é bem assim que isso acontece. Dessa forma as pessoas se sentem frustradas,  e desmotivadas ou se culpam por acreditarem que têm um metabolismo lento demais. Contudo o que a ciência nos mostra é que o exercício físico tem um impacto imediato mais limitado mesmo, sendo seus efeitos sentidos a longo prazo para o emagrecimento.

       Então, você deve estar se perguntando: ‘Ok, doutora! Se olharmos para essa perspectiva, posso emagrecer sem exercício físico.” E a minha resposta para você é: Sim! É possível emagrecer sem exercício, porque a perda inicial de peso tem mais relação com uma dieta de déficit calórico. PORÉM, e aqui está a chave para que seu resultado seja duradouro, é extremamente difícil você conseguir manter o peso sem ele, além de ter inúmeros outros benefícios para saúde física e mental comprovados!

       Por isso, o exercício físico deve ser fortemente indicado e praticado como um aliado importante para o seu emagrecimento. Com ele você ajuda a regular seus sistemas internos de saciedade, melhorar a sua composição corporal e, como aumenta a massa muscular você aumentará o seu gasto metabólico. O exercício físico traz outros benefícios para a saúde independentes da perda de peso.

      Dessa forma, por mais que o isoladamente não seja o maior responsável por sua  perda de peso inicial, inseri-lo na sua rotina o quanto antes, aumentará suas chances de manter os resultados alcançados quando chegar na fase de manutenção do peso!

 

Profa. Dra. Lizanka Marinheiro, PhD, Md

Professora  das Pós-graduações em Saúde da Mulher e em Pesquisa Clínica Aplicada à Saúde da Mulher

Coordenadora da Pós-Graduação em Endocrinologia Feminina e Chefe do Ambulatório de Endocrinologia Feminina

Instituto Nacional de Saúde Fernandes Figueira – FIOCRUZ