As pessoas muitas vezes acreditam que emagrecer é tarefa e função exclusivamente sua, sem muitas vezes procurar ajuda profissional.
Isso pode demorar até 6 anos entre uma tomada de decisão e a procurar por esta ajuda, e este espaço pode ser tempo suficiente para o aparecimento de várias doenças crônicas sabidamente de risco e alta mortalidade (estudo Action IO).
A obesidade é uma doença de base orgânica e não apenas comportamental, que merece ter acompanhamento clínico por especialistas, ajuda de orientações nutricionais e por profissionais do esporte, para que se incentive a prática diária e constante de exercícios físicos, e muitas vezes existe a necessidade de medicações associadas e até cirurgia metabólica (bariátrica) para o seu tratamento ter êxito, e não haver aquele conhecido efeito sanfona frustrante conhecido de tanta gente.
Ir com a regularidade de 100% as consultas agendadas aos profissionais da equipe que acompanham as pessoas no seu processo de emagrecimento, provou um êxito de 11%, contra 7,5% de quem ia a 82% as consultas e apenas 4,5% a quem ia a metade das visitas (estudo Look AHEAD).
Ou seja, ir a consulta com regularidade funciona melhor que não ir, e ajuda a mudar o rumo da estratégia para emagrecer se algo não estiver indo bem.
Não queira emagrecer sozinho. Procure ajuda.
Lizanka Marinheiro, Phd, MD
Endocrinologista
FIOCRUZ