“O Dia Mundial do Cérebro 2016 terá ênfase nos transtornos neurológicos em idosos”.
Condições neurológicas de idosos será o foco do Dia Mundial do Cérebro, comemorado em 22 de julho.
Organizado pela Federação Mundial de Neurologia (FMN), o evento contará com os maiores especialistas do mundo defendendo e fazendo campanhas por soluções para doenças neurológicas em idosos.
Até 2050, 21% da população mundial terá mais de 60 anos. Com este aumento, será inevitável o aumento na prevalência de condições neurológicas relacionadas à idade, incluindo AVC, demência e doença de Parkinson.
“A saúde cerebral será o principal determinante social e econômico de bem-estar de idosos no futuro”, diz a FMN.
Em uma declaração, a organização diz que até 20% das pessoas entre 60 e 80 anos de idade apresenta uma ou mais condições neurológicas. Em pessoas com mais de 80 anos, o número aumenta para 30%.
De acordo com a FMN, “por um lado, as autoridades de saúde estão muito preocupadas com o estado atual e as tendências futuras da nossa população crescente, mas pouco tem sido feito para lidar com tais necessidades”.
O Dia Mundial do Cérebro foi criado para conscientizar sobre o tratamento e prevenção de doenças cerebrais e neuromusculares afetando idosos.
Li isto em muito de algumas das matérias de credibilidade que recebo, dois melhores periódicos e que aqui comento no www.lizankamarinheiro.com
Muitos amigos na minha faixa etária, familiares, e eu mesma, ja perdi meu pai com problemas neurológicos graves. Tenho uma linha de pesquisa no Instituto Nacional de Saúde da Criança, Muher e Adolescente FERNANDES FIGUEIRA- FIOCRUZ, no qual trabalho há quase 30 anos, que se entitula :
“ESTUDO DAS PRINCIPAIS COMORBIDADES DA MULHER NA PÓS-MENOPAUSA: VISANDO UM ENVELHECIMENTO COM UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA”, linha esta, que atrai há vários anos, muitos alunos de diversas áreas de saúde, ( fisioterapeutas, nutricionistas, médicos , educadores físicos etc), todos que entendem minha mensagem e a dos dois programas de Pós – Graduação da casa, com o objetivo de formar pessoas capazes de ter uma formação MULTIDISCIPLINAR, pronta para atender à uma população que envelhece.
Envelhece…. e agora… será?..! Responsabilidade de quem…
Do estado, dos seguros de saúde, da família? De todos. E muitas vezes, todos se aperceberam disso recentemente!
E é difícil mesmo, complicado, pois toca num ponto bem doído: a finitude.
E as famílias, muitas das vezes, em suas novas formas, contam com as mais variadas formas. A começar pelas idades díspares, de crianças (netos e adolescentes), à filhos separados que voltaram para casa dos pais, à outros sem emprego, todos numa mesma casa com eles:
os avós!
Além do mais, não fomos preparados para isso, pois há menos de duas décadas, a expectativa de vida era menor!
Muito mudou. Vivemos num mundo em crise e ao ligarmos a TV, não sabemos se esperamos quem baterá o recorde da maratona, da vela ou mesmo do Volei de praia, esporte bem popular no Brasil, mas sabemos todas as táticas que os terroristas poderão usar nas olimpíadas que se aproximam!
Isso na minha opinião, deveria ser fonte de alegria ímpar, pois dificilmente veremos outra aqui no Brasil… a menos…que aconteça um milagre …eu acredito em milagres. Sei que o RIO PRECISA DE HOSPITAIS, ESCOLAS E TUDO MAIS.
Mas com ou sem olimpíadas, este problemas não se resolverá sem uma MUDANÇA MUITO MAIS PROFUNDA!!!!!
Talvez, o que tenhamos que fazer é o que diz a Bíblia em todos os credos e religiões : amar ao próximo… bem próximo, dentro da nosso família e aos outros também.
Ah.. eu acredito no ROBERTO SCHEID !!!!
Lizanka.