Cuidado com o açúcar: tipos de diabetes e suas diferenças

       Frequentemente, escuto nos atendimentos as seguintes dúvidas: “Dra, existe mais de um tipo de diabetes.” , “O que é diabetes tipo I”, “O que diabetes tipo II”. E, é sobre isso que vamos conversar hoje!

       O diabetes é uma doença crônica caracterizada pelo aumento do açúcar circulante no sangue. E o mecanismo que está por trás dessa elevação do açúcar no sangue se diferencia marcando o diabetes tipo I e diabetes tipo II.

     No diabetes tipo I, existe a formação de auto-corpos que  atacam o pâncreas, fazendo com que o organismo reduza ou até não produza mais insulina. E o papel da insulina é colocar o açúcar que está no sangue para dentro das células; se esse processo não acontece, o açúcar fica em níveis aumentados  no sangue, caracterizando o diabetes.

     Já no diabetes tipo II, o mais comum, não é uma falta de insulina que está por trás do aumento do nível de açúcar no sangue, mas sim, um excesso. Ou seja, o corpo libera muita insulina para tentar colocar o açúcar que está no sangue para dentro da célula, levando a uma estágio de resistência à insulina. Dessa forma, o corpo passa a responder de forma reduzida a ação da mesma, elevando os níveis de açúcar  no sangue.

     Um último tipo de diabetes, que ainda não se tem um consenso quanto ao nome, é a diabetes tipo III, que está relacionada à resistência insulínica cerebral, se discutindo sua relação com a  doença de Alzheimer.

      Então, cuidar do nível de açúcar no sangue e dos fatores envolvidos,  é importante porque não tem apenas uma relação com o peso e o diabetes, mas também com outras doenças como a  doença de Alzheimer.

 

Profa. Dra. Lizanka Marinheiro, PhD, Md

Professora  das Pós-graduações em Saúde da Mulher e em Pesquisa Clínica Aplicada à Saúde da Mulher

Coordenadora da Pós-Graduação em Endocrinologia Feminina e Chefe do Ambulatório de Endocrinologia Feminina

Instituto Nacional de Saúde Fernandes Figueira – FIOCRUZ