Benefícios e riscos da cirurgia bariátrica em adultos
A obesidade grave e as doenças relacionadas a ela, como diabetes tipo 2, hipertensão, dislipidemia e apnéia do sono, são comuns nos Estados Unidos, mas poucos pacientes com essas condições optam pela cirurgia bariátrica. O National Institutes of Health de 1991 recomenda a consideração da cirurgia bariátrica em pacientes com índice de massa de 40 ou mais ou 35 ou mais com comorbidades graves relacionadas à obesidade. As evidências indicam que a cirurgia resulta em maiores resultados na perda de peso e nos resultados do diabetes tipo 2, em comparação com intervenções não cirúrgicas. Podem existir claro as complicações com em todos os procedimentos médicos.
Técnicas usadas como a gastrectomia vertical e o bypass gástrico, têm efeitos semelhantes na perda de peso e resultados do diabetes e segurança semelhante por pelo menos 5 anos de acompanhamento. O procedimento de manga está associado a menos recirurgias. E bypass pode levar a uma perda de peso e controle glicêmico mais duráveis.
Os procedimentos bariátricos mais atuais têm fortes evidências de eficácia e segurança. Todos os pacientes com obesidade grave podem conversar com seu endocrinologista ou cirurgião bariátrico e equipe, tendo uma conversa para uma tomada de decisão compartilhada sobre os riscos e benefícios da cirurgia em comparação com a continuação do tratamento médico e estilo de vida habitual.
Arterburn DE, Telem DA, Kushner RF, Courcoulas AP. Benefits and Risks of Bariatric Surgery in Adults: A Review. JAMA. 2020;324(9):879–887. doi:10.1001/jama.2020.12567
Lizanka Marinheiro – Endocrinologista ,Md, PhD
Instituto Nacional de Saúde da Mulher Criança e Adolescente Fernandes Figueira
FIOCRUZ