Um primeiro mito é que essa fase da vida da mulher vai acontecer de repente: às vezes até dez anos antes de chegar efetivamente a menopausa, que é quando a mulher fica um ano sem menstruar, a mulher pode começar a ter sintomas que já pode ser alguma variação dos hormônios ovarianos.
Um outro mito muito falado é que fazer uso de hormônios pode aumentar a chance de câncer: existem muitos estudos que mostram que quando indica a TRH de forma correta para a pessoa correta pode trazer benefícios e não te colocar em risco de câncer.
Outro bem conhecido é que a mulher deve se acostumar com os sintomas da menopausa: na verdade, não. Há tratamento para aliviar esses sintomas e trazer qualidade de vida para a mulher nessa fase.
Esse você certamente já ouviu, que toda mulher vai inevitavelmente ganhar peso: A mulher pode sim ganhar mais peso devido a mudança hormonal que favorece isso, mas há formas de lidar com isso e uma delas é começar a se preparar a partir dos 30 anos
E por fim, um mito que se propaga bastante é que essa fase só se cuida com ginecologista e na verdade o endocrinologista também pode te ajudar, porque cuida exatamente dos hormônios e de todas as mudanças metabólicas que podem aumentar o risco cardiovascular.
E você acreditava em alguns desses mitos?
Profa. Dra. Lizanka Marinheiro, PhD, Md
Professora das Pós-graduações em Saúde da Mulher e em Pesquisa Clínica Aplicada à Saúde da Mulher
Coordenadora da Pós-Graduação em Endocrinologia Feminina e Chefe do Ambulatório de Endocrinologia Feminina
Instituto Nacional de Saúde Fernandes Figueira – FIOCRUZ