Compostos naturais específicos das plantas, os flavonóides ou isoflavonas estão relacionados especialmente com a saúde feminina.
Com enorme potencial antioxidante, os flavonóides reduzem os efeitos dos radicais livres, favorecendo assim a regeneração celular. Aliam-se a isso, efeitos antiinflamatórios, antitumorais ( especialmente nos casos de cânceres como o de mama ou próstata), antialérgico e atuam também de maneira favorável nas funções cardiovasculares.
As mulheres se beneficiam tanto na fase fértil quanto na menopausa, onde sua ação reduz seus sintomas, melhorando a qualidade de vida feminina.
Estão presentes nas frutas vermelhas, frutas cítricas, chá verde, cebola, em bebidas como o vinho tinto, suco de uva concentrado e em especial na soja.
Utilizando-os na alimentação diária, oferecem diversos benefícios para a saúde, atuando na prevenção de inúmeras doenças.
Devemos sempre adotar um cardápio diversificado, contendo alimentos frescos e coloridos, pois desta forma, estaremos oferecendo ao nosso organismo os nutrientes necessários para a prevenção de nossa saúde e bem estar.
Alessandra Scutellaro
nutricionista
alessandrascutellaro@oi.com.br