Medicamento para tratar as ondas de calor na menopausa?

       Já sabemos que a menopausa é a última menstruação da mulher depois de 12 meses consecutivos (se for de forma natural), ocorrendo numa fase da vida, que pode ser marcada por alguns sintomas  como as chamadas ondas de calor ou fogachos. 

       Não podendo ser tratada como uma doença, além da terapia hormonal quando indicada, existe toda uma abordagem mais ampla para a mulher nessa fase, não existindo apenas uma  medicação específica voltada para a mesma.

      No entanto, esses sintomas podem ser aliviados dando mais conforto e bem estar a mulher. Uma das medicações que auxiliam no tratamento de alguns sintomas de intensidade moderada a alta  é o Fezolinetant, popularmente conhecido pela marca Veoza®️. 

       Este medicamento pode ser utilizado para tratar as ondas de calor que se apresentam como sensações intensas de calor no rosto, pescoço e peito, bem como suores repentinos (“hot flashes”).

     Basicamente, o que o Veoza®️  faz é regular a atividade dos neurônios no centro termorregulador por meio do bloqueio da ligação da neurocinina B (NKB) com determinados neurônios. 

    Dessa forma, o medicamento impede que aconteça uma ativação neuronal, dilatação dos vasos sanguíneos e contração dos músculos lisos, auxiliando no alívio dos sintomas das ondas de calor. 

 

Lembre- se sempre: a prescrição de qualquer medicamento deve ser realizada sempre por um profissional habilitado que irá analisar suas individualidades decidindo junto com  você a melhor estratégia para o seu cuidado.

         

Profa. Dra. Lizanka Marinheiro, PhD, Md

Professora  das Pós-graduações em Saúde da Mulher e em Pesquisa Clínica Aplicada à Saúde da Mulher

Coordenadora da Pós-Graduação em Endocrinologia Feminina e Chefe do Ambulatório de Endocrinologia Feminina

Instituto Nacional de Saúde Fernandes Figueira – FIOCRUZ