Diferente das demais vitaminas, a vitamina D é um hormônio com muitas funções. Ela está relacionada com a saúde óssea, participando da formação e manutenção da estrutura óssea, tendo estudos também mostrando sua relação com o sistema nervoso, metabólico, e imunológico.
Garantir níveis adequados de vitamina D no corpo é essencial para a manutenção da saúde e qualidade de vida.
Sinais de alerta de que o corpo está precisando de reposição de vitamina D podem ser infecções urinárias de repetição, assim como maior propensão a gripes e resfriados , dificuldade no ganho de massa muscular, alteração de sono, problemas de crescimento em crianças e diminuição da função cognitiva em idosos.
Uma das coisa importantes para se garantir os níveis adequados de vitamina D é se ter uma exposição à luz solar dentro de uma quantidade de tempo e horário recomendados, consumir alimentos como gema de ovo, cogumelos, atum, leite fortificado entre outros, e recorrer a suplementação que pode ser usada por via oral, na forma de gotas ou cápsulas, quando necessária.
As doses diárias ou semanais, tem resultados satisfatórios na imensa maioria das vezes não havendo necessidade de reposição por via venosa!
Consulte seu médico e não use vitaminas sem necessidades !
Profa. Dra. Lizanka Marinheiro, PhD, Md
Professora das Pós-graduações em Saúde da Mulher e em Pesquisa Clínica Aplicada à Saúde da Mulher
Coordenadora da Pós-Graduação em Endocrinologia Feminina e Chefe do Ambulatório de Endocrinologia Feminina
Instituto Nacional de Saúde Fernandes Figueira – FIOCRUZ