A insônia é um problema que marca a vida de muitas mulheres na menopausa, gerando prejuízos e sofrimentos. Sabemos hoje que o tratamento mais indicado para quem sofre de insônia crônica é a chamada Terapia Cognitivo-Comportamental para insônia (TCC-I).
A TCC -I é uma abordagem psicoterápica específica e focada nas causas e sintomas da insônia. Vamos conhecer um pouquinho sobre como acontece esse tratamento?
Geralmente, as pessoas que sofrem de insônia desenvolvem pensamentos e comportamentos negativos em relação ao sono. Assim, o objetivo dessa terapia é ensinar ao paciente, técnicas cognitivas e comportamentais que o permita resolver os problemas relacionados a suas dificuldades com o sono.
O plano de tratamento envolve sessões de 6 a 12 semanas e inclui diferentes abordagens e técnicas, como controle de estímulos, restrição do sono, biofeedback, relaxamento e educação sobre higiene do sono.
Tudo é acompanhado por um especialista em sono, que avalia sua condição a cada sessão semanal e ajusta o tratamento de acordo com a sua necessidade e evolução.
E você, já tinha ouvido falar sobre a TCC- I ?
Profa. Dra. Lizanka Marinheiro, PhD, Md
Professora das Pós-graduações em Saúde da Mulher e em Pesquisa Clínica Aplicada à Saúde da Mulher
Coordenadora da Pós-Graduação em Endocrinologia Feminina e Chefe do Ambulatório de Endocrinologia Feminina
Instituto Nacional de Saúde Fernandes Figueira – FIOCRUZ