O perigo no consumo de adoçantes e sua relação com a incidência de câncer

pessoa adoçando café

Aspartame é declarado como potencial cancerígeno

 

Tem sido muito comentado recentemente sobre o consumo de adoçantes e sua relação com a incidência de câncer. Dessa vez a OMS declarou o aspartame como potencial cancerígeno.

O Aspartame está presente em muitos alimentos processados e muito consumidos pelo público, podendo gerar dúvidas entre os mesmos.

De acordo com alguns estudos, cerca de 95% de refrigerantes dietéticos tem a presença do adoçante. Sem falar em alimentos “dietéticos” que vemos pelo mercado.

Está será a primeira vez que um adoçante será classificado como cancerígeno.

Desde 1981, existem estudos para avaliar o risco do uso de adoçantes, nas suas várias moléculas. No entanto outros estudos também afirmam que o consumo de aspartame é seguro dentro dos limites diários aceitos.

Tudo é questão de equilíbrio: quanto menos produtos artificiais usarmos, a nossa saúde agradece. Mas, os adoçantes são indispensáveis para diabéticos por exemplo, e para dietas visando emagrecimento, que necessitam de restrição calórica.

Não significa que nunca mais devemos consumir, mas sim tomar cuidado com a política dos alimentos diet no processo de emagrecimento.

 

Prof. Dra. Lizanka Marinheiro, PhD, Md

Endocrinologista

FIOCRUZ