Relação entre peso corporal e hipotireoidismo

Apesar de confirmada a possibilidade do hipotireoidismo não tratado causar ganho de peso, o caminho inverso ainda apresenta controvérsias na literatura – será que a obesidade pode causar hipotireoidismo?

De forma geral, o aumento da TSH pode estar positivamente correlacionado com o índice de massa corporal (IMC), ou seja, com o ganho de peso, ainda que sem o diagnóstico de hipotireoidismo. Assim, a perda de peso, ou melhora na composição corporal, pode viabilizar uma diminuição nos níveis de TSH. Entretanto, no contexto clínico, não é fácil identificar se o aumento da TSH é um reflexo do peso elevado e não requer intervenção hormonal direta ou se reflete um comprometimento da glândula tireoide e há o aumento de peso como consequência.

Assim, apesar da obesidade não causar diretamente o hipotireoidismo, o excesso de peso pode levar a alterações hormonais que devem ser analisadas de forma individualizada diante de cada quadro clínico. As intervenções a serem realizadas devem considerar os sintomas, presença de anticorpos tireoidianos, níveis de TSH e hormônio tireoidiano e suas mudanças ao longo do tempo. É importante verificar também as oscilações de peso, uma vez que as necessidades do hormônio tireoidiano podem mudar com variações no peso e composição corporal. Lembre-se que o aumento de peso é determinado por muitas variáveis, não só as causas hormonais como o hipotireoidismo.

.

Profª Lizanka Marinheiro, Md., PhD. Médica endocrinologista e pesquisadora no IFF/FIOCRUZ.