Pré diabetes e riscos de mortalidade

A pré-diabetes é uma condição que afeta o metabolismo glicêmico. Analisando os níveis de glicose no sangue de uma pessoa em jejum, a pré-diabetes é identificada caso os níveis de glicose estejam prejudicados ou se a tolerância a glicose esteja prejudicada, mas os níveis para o diagnóstico de diabetes tipo 2 ainda não foram alcançados. Identificar a pré-diabetes é importante por ser muito comum que a condição evolua para diabetes tipo 2.

.

Um estudo recente, publicado na revista Diabetologia em abril desse ano, analisa os potenciais problemas que a pré-diabetes pode causar, tendo como consequência um aumento nas chances do organismo desenvolver outras comorbidades que promovam riscos de mortalidade em geral.

.

Os resultados das revisões analisadas pelo estudo comprovaram que a pré-diabetes aumenta o risco de morte em uma margem de 6 a 101%, sendo relacionado a “desfechos cardiovasculares, acidente vascular cerebral, doenças renais crônicas, câncer e demência”. Também aponta que é importante que novos estudos sejam realizados para apoiar as evidências encontradas.

.

O estudo afirma que a identificação da pré-diabetes é importante para a prevenção de comorbidades e aponta que é importante também para atuar em fatores que podem agravar a condição, como a inatividade física e uma alimentação desequilibrada.

.

Dra. Lizanka Marinheiro – Endocrinologista, PhD, Instituto Fernandes Figueira (IFF/FIOCRUZ).

Fontes:

Schlesinger, S., Neuenschwander, M., Barbaresko, J. et al. Prediabetes and risk of mortality, diabetes-related complications and comorbidities: umbrella review of meta-analyses of prospective studies. Diabetologia (2021).