Locarcerina: emagrece e ajuda parar de fumar?

No Brasil, embora aprovada há mais de um ano a lorcaserina é uma medicação para o tratamento da obesidade que não chegou às farmácias por questões comerciais até o momento, e não sabemos se chegará, infelizmente.

Seria mais uma opção terapeutica para o tratamento da obesidade, para pacientes com contra-indicações a outras medicações, embora com potência inferior à sibutramina ou a liraglutida, as duas medicações mais usadas hoje em dia, e semelhante a do orlistate. Mas cada um responde de forma diferente a mesma medicação.

A Locarcerina parece agir em áreas de recompensa hipotalâmicas e se cogita, portanto, que ela teria um efeito bom em pessoas compulsivas, ou que comem mais por ansiedade em momemtos de angustia e ou ansiedade. Além disso, novas pesquisas sugerem que poderser útil e viável para a ajudar a parar de fumar ao diminuir essas vias hipotalâmicas de recompensa. Sabemos que 80% das pessoas podem ganhar peso ao parar de fumar.

Um pequeno estudo foi realizado e mostrou que a lorcaserina na dose mais alta aumenta em 3 vezes a chance de alguém parar de fumar, comparado a um grupo placebo (5% versus 15%). Embora esses 15% pareça pouco, essa foi uma população de indivíduos que diziam que gostariam da idéia de parar de fumar e não de uma população que se empenhou desde o início para parar ( perdendo um pouco menos para o Champix (vareniclina), a medicação clássica usada para tratamento do tabagismo, usada por tempo limitado e que pode levar ao ganho de peso.

Nesse raciocínio, a Locarceria poderia ser indicada paa o emagrecimento e para ajudar a parar de fumar. Com certeza ajudando nas compulsões ela seria útil no tratamento da obesidade e tabagismo.

Novos estudos mostrando os benefícios adicionais dessa medicação, não só no tabagismo, como outros em diabéticos, por exemplo, podem animar mais alguma empresa para comercializar essa medicação em nosso país cuja aprovaçãoa já se deu há mais de 1 ano.

Lizanka Marinheiro, PhD, Md
Endocrinologista – FIOCRUZ