AÇÚCAR DO COCO – AMIGO DA DIETA?

O açúcar extraído do coco é um excelente substituto do açúcar comum. Embora apresente o mesmo valor calórico que o refinado, o índice glicêmico do açúcar de coco é mais baixo. O índice glicêmico é a velocidade em que o carboidrato é digerido e transformado em açúcar no sangue. O índice glicêmico do açúcar do coco é 35 e o comum é 68.

Todos podem consumir o açúcar de coco,desde que não apresentem nenhuma alergia ao alimento.Também é permitido para diabético tipo II, porém não se deve esquecer que ele irá de qualquer forma agregar carboidrato à dieta e seu excesso acarretará danos à saúde. A nutricionista poderá orientar melhor com relação a quantidade e como distribuí-lo entre as refeições.

Indicado também na dieta de emagrecimento, pois essa versão do açúcar “ integral” por não passar pelo processo de industrial de refinamento que é submetido o comum,mantém as vitaminas e minerais originais da palma de coco.

Possui grande quantidade de magnésio, zinco, ferro e potássio. É fonte também de vitaminas do complexo B. Apesar dos benefícios, é importante enfatizar que o açúcar de coco não é menos calórico do que o refinado. A diferença é que enquanto um apresenta alto valor nutricional, o outro não agrega nenhum teor nutritivo à nossa saúde.

 

 

 

Alessandra Scutellaro

Nutricionista Clínica Esportiva Funcional

CRN 05100931

alessandrascutellaro@oi.com.br