Estilo De Vida E Obesidade Em Mulheres Na Pós-Menopausa

Hoje estamos começando com duas novas consultoras no site, agora na área de FISIOTERAPIA.

Assim sendo, reforçamos ainda mais nosso foco em uma saúde com vários olhares e saberes, acreditando que saúde se faz com uma equipe multidisciplinar.

A partir de hoje as Fisioterapeutas EMILLE CAPISTRANO e KATHIUSSA DOBEMCK, estarão escrevendo conosco.

 emilie

Estilo De Vida E Obesidade Em Mulheres Na Pós-Menopausa

A mudança das taxas de mortalidade por doenças infecciosas para altas taxas de mortalidade por doenças crônicas não transmissíveis, juntamente com o aumento da expectativa de vida, trouxe um impacto importante às questões relacionadas ao envelhecimento feminino, caracterizado pela menopausa (BRASIL, 2008).

A menopausa ocorre em média entre 45 e 55 anos, e a expectativa de vida da mulher situa-se em torno dos 70 anos, correspondendo assim cerca de 1/3 de vida útil após a menopausa (VALENÇA E GERMANO, 2010).

Nesta fase, as ocorrências de sinais e sintomas decorrentes de alterações hormonais, psicológicas e sociais, além de mudanças ósseas, metabólicas e cardiovasculares comprometem a qualidade de vida e também refletem um alto impacto para saúde pública (DE LORENZI et al., 2005).

Após os 50 anos, a mulher têm tendência ao ganho de peso, podendo estar associado à diminuição das necessidades energéticas de repouso, que é da ordem de 2% a cada 10 anos. A falência ou hipofunção ovariana provoca redução do metabolismo, da quantidade de massa magra, e do gasto energético no exercício, além de estimular o acúmulo de gordura no tecido adiposo, contribuindo para o maior risco de obesidade e doença cardiovascular em mulheres após a menopausa. Além do ganho no peso corporal total, a menopausa tem sido associada a um maior acúmulo de gordura abdominal (França, Aldrighi e Marucci, 2008).

Atualmente, alguns estudos sugerem que a modificação de estilo de vida na transição e durante a menopausa pode influenciar na prevenção de ganho de peso e complicações relacionadas durante este período metabolicamente vulnerável.

Um estudo recente na Índia, intitulado como Effect of life-style modification on postmenopausal overweight and obese Indian women: A randomized controlled 24 weeks preliminary study

Effect of life-style modification on postmenopausal overweight and obese Indian women: A randomized controlled 24 weeks preliminary study (Efeito da modificação do estilo de vida em mulheres Indianas com sobrepeso e obesas na pós-menopausa: Estudo preliminar randomizado controlado de 24 semanas) teve como objetivo avaliar o efeito da modificação de estilo de vida na pós-menopausa em mulheres indianas com sobrepeso e obesidade em um estudo controlado randomizado em 24 semanas.

Neste estudo dois grupos foram formados, o Grupo I (n = 30) foi designado como intervenção, em que realizou-se dieta e exercício e o Grupo II (n = 24) como controle. Foram realizadas as medidas de peso, circunferência da cintura (CC) e índice de massa corporal (IMC) e comparadas entre os dois grupos nas 4ª, 8ª, 16ª e 24ª semanas.

A média de idade na menopausa foi de 48,35 anos contra 49,65 anos. O número médio de sintomas da menopausa foram 5,70 ± 1,76 contra 5,10 ± 1,56 e duração média de menopausa foi de 2,70 contra 2,90 anos dos grupos I e II , respectivamente. Quando o efeito do Grupo I e do controlo do peso foi comparado na 4ª, 8ª, 16ª e 24ª semanas, não houve diferença significativa entre os dois até 8ª semana. À partir da 8ª semana, houve uma diminuição significativa no peso no grupo I, ou seja aquele que fez dieta e exercícios (p≤ 0,05) quando comparado com o grupo controle e que continuou durante todo o período de estudo (P <0,05 ) em ambas as 16ª e 24ª semanas.  O grupo I teve também uma redução significativa na circunferência abdominal da 8ª à 24ª semanas (P ≤ 0,05), como também o IMC, que diminuiu à partir da 4ª semana quando comparado ao grupo controle (P ≤ 0,05) e as diferenças na redução do IMC foram altamente significativos nas semanas 16ª e 24ª semanas (P ≤ 0,001) (TANDON,2014).

Com esse estudo nota-se que a intervenção (dieta e exercício) teve efeito benéfico para estas mulheres na pós-menopausa. Com isso uma melhora no estilo de vida sob supervisão de uma equipe multidisciplinar à saúde da mulher é imprescindível para a prevenção das doenças comuns nesta fase, promoção da saúde e tratamento, visando uma melhor qualidade de vida.

 

Emille Joana Medeiros Capistrano

Fisioterapeuta e mestranda em Pesquisa aplicada em Saúde da Criança e da Mulher do IFF/Fiocruz

Kathiussa Dobemk

Fisioterapeuta e mestranda em Pesquisa aplicada em Saúde da Criança e da Mulher do IFF/Fiocruz

 

Referências: 

BRASIL. Ministério da Saúde. Manual de Atenção à Mulher no Climatério/Menopausa / Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2008

VALENÇA, C. N.; GERMANDO, R.M. Concepções De Mulheres Sobre Menopausa E Climatério. Rev. Rene. Fortaleza, v. 11, n. 1, p. 161-171, jan./mar.2010.

DE LORENZI, D.R. et al.Fatores indicadores da sintomatologia Climatérica. Rev Bras Ginecol Obstet. 27(1): 12-19, 2005

FRANCA, Ana Paula; ALDRIGHI, José Mendes; MARUCCI, Maria de Fátima Nunes. Fatores associados à obesidade global e à obesidade abdominal em mulheres na pós-menopausa. Rev. Bras. Saude Mater. Infant.,  Recife ,  v. 8, n. 1, mar.  2008 .

TANDON, VISHA et al. Effect of life-style modification on postmenopausal overweight and obese Indian women: A randomized controlled 24 weeks preliminary study. J Midlife Health. 2014 Jan-Mar; 5(1): 23–28.

 

Confira mais Artigos

  • Todas
  • Cardiologia
  • Ciências básicas
  • Desenvolvimento físico
  • Diabetes
  • Emagrecer
  • ENDOCRINOLOGIA
  • Envelhecimento
  • Especialidades
  • Estilo de Vida
  • Farmacologia
  • Ginecologia
  • Menopausa
  • Nutrição
  • Osteoporose
  • Políticas públicas de saúde
  • Psicologia & Psicanálise
  • Puberdade
  • Receitas
  • Saúde
  • Tireoide
  • Uncategorized
Especialidades

Casar pode aumentar seu risco de sobrepeso e obesidade

Leia Mais →
Diabetes

Resistência insulínica: um pedido de socorro do seu corpo!

Leia Mais →
Emagrecer

Quantas vezes você já tentou perder peso?

Leia Mais →
Emagrecer

O que nunca te falaram sobre o tratamento da obesidade

Leia Mais →
ENDOCRINOLOGIA

Por onde anda a sua motivação?

Leia Mais →
Menopausa

Cinco mitos sobre a menopausa

Leia Mais →